top of page

Tragédia no Lixão da Estrutural



Foto: Blog Estrutural Online
Foto: Blog Estrutural Online

Morte de um jovem na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), na Cidade Estrutural, reascende o debate sobre a pouca resolutibilidade da política de tratamento dos resíduos sólidos no DF. Muito dinheiro é gasto, baixa taxa de reciclagem e reaproveitamento de matérias primas nesse modelo ainda pré-histórico que dá lugar a incidentes inesperados. Nem mesmo extrair biogás do velho lixão, como é feito em cidades da baixada fluminense, o GDF procura fazer.

Um grave acidente vitimou um jovem de 21 anos na tarde do sábado (19/7), na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizada na Cidade Estrutural, área que já foi conhecida como Lixão da Estrutural. O rapaz foi vítima da explosão do pneu de um trator que operava na parte do Lixão que ainda recebe entulhos da Construção Civil. De janeiro a março, desse ano, 64.077 caminhões adentraram o local para despejar 399 mil toneladas de resíduos: 4,333 mil toneladas/dia.


O acidente reascende o debate sobre a correta gestão dos resíduos sólidos no DF. Uma gestão que custa caro: nesse ano R$ R$ 712,1 milhões. Isso sem falar nas instituições que “exportam” os resíduos que produzem em busca do que for mais barato.

Comments


bottom of page