top of page

Relatório da ONU declara início da "era da falência global da água"

Documento defende que seja reconhecida a "falência hídrica global" e apela à redefinição de uma agenda global da água.


Publicado pelo Correio da Manhã, de Portugal, em 27/01/2026


Um relatório das Nações Unidas declarou esta terça-feira o início de uma "era de falência global da água", pedindo aos líderes mundiais "honestidade, coragem e vontade política" para definir uma nova agenda adequada à realidade.

O relatório "Falência Hídrica Global: Viver para Além dos Nossos Meios Hidrológicos na Era Pós-Crise" defende que os termos "stress hídrico" e "crise hídrica" já não refletem a realidade atual em muitos locais, onde "danos irreversíveis levaram bacias hidrográficas a um ponto de não recuperação".

Segundo um comunicado da ONU de divulgação do relatório, o documento defende que seja reconhecida formalmente a "falência hídrica global" e apela à redefinição de uma nova agenda global da água.

"Este relatório revela uma verdade incómoda: muitas regiões estão a viver para além dos seus meios hidrológicos e muitos sistemas hídricos críticos já estão falidos", afirma o autor principal, Kaveh Madani, diretor do Instituto de Água, Ambiente e Saúde da Universidade das Nações Unidas (UNU-INWEH), citado no comunicado.



Comentários


bottom of page