Projeto Produtor de Água no Pipiripau assina 52 contratos com agricultores para fortalecer iniciativa no Distrito Federal
- sec.abesdf
- 21 de ago.
- 3 min de leitura

Em evento no Parque dos Pequizeiros, no Núcleo Rural Santos Dumont, em Planaltina (DF), aconteceu a assinatura de 52 novos contratos de agricultores que aderiram ao Projeto Produtor de Água no Pipiripau. A cerimônia, realizada na última terça-feira, 19 de agosto, contou com a presença de representantes de projetos no contexto do Programa Produtor de Água da região, além de parceiros institucionais, órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente, comitês e agências de bacias hidrográficas, agências reguladoras, companhias de saneamento e organizações da sociedade civil.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) foi representada pelo superintendente adjunto de Planos, Programas e Projetos, Henrique Veiga. Durante o evento, Veiga destacou o papel estratégico do Projeto e a importância da ampliação das ações de conservação ambiental na região.
“Hoje celebramos a assinatura de 52 novos contratos do Produtor de Água na bacia do ribeirão Pipiripau, uma iniciativa que reúne 16 instituições parceiras, com a ANA atuando como secretaria executiva e coordenadora do processo. Esse é um marco muito importante, pois fortalece o Projeto e evidencia sua relevância para a segurança hídrica do Distrito Federal. Para nós, da ANA, é uma grande satisfação integrar esse esforço coletivo em prol de uma região tão estratégica”, afirmou.
Os novos contratos firmados com produtores rurais têm como objetivo estimular a adoção de práticas de conservação da água e do solo, como a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), construção de barraginhas, terraceamento e plantio de espécies nativas. Essas ações contribuem diretamente para a melhoria da qualidade e da disponibilidade de água na bacia do Ribeirão Pipiripau, uma das mais importantes para o abastecimento do Distrito Federal sobretudo das regiões de Sobradinho e Planaltina.
Com a assinatura dos novos contratos, o Projeto amplia sua abrangência e reforça o compromisso coletivo com a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos, promovendo benefícios ambientais, sociais e econômicos para garantir maior segurança hídrica na região. Os produtores contratados recebem pagamento por serviços de proteção de recursos hídricos como incentivo, seguindo o princípio do Protetor-Recebedor, que assegura qualidade e disponibilidade de água na bacia.
Coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) desde 2012, o Projeto Produtor de Água no Pipiripau já alcançou 287 propriedades rurais da bacia hidrográfica – contando os 52 novos contratos. Entre os principais resultados dessa iniciativa está a revitalização do Canal Santos Dumont, que reduziu em cerca de 50% as perdas de água por infiltração e evaporação, melhorando o abastecimento e diminuindo conflitos pelo uso do recurso no Pipiripau. O Projeto também já investiu mais de R$ 3 milhões em Pagamentos por Serviços de Proteção dos Recursos Hídricos (PPRHs) para os produtores rurais, promovendo benefícios ambientais e sociais para a bacia.
Programa Produtor de Água
Criado em 2001, o Programa Produtor de Água busca apoiar projetos que contenham ações de conservação de recursos hídricos no meio rural com foco na segurança hídrica, no reconhecimento e no estímulo aos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais através das ações de conservação de água e solo em suas propriedades. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a quantidade de água disponível – inclusive aquela que chega às cidades para seu abastecimento.
A ANA apoia projetos do Produtor de Água por todo o Brasil, que atendem habitantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Rio Branco (AC), entre outras regiões. Esses projetos contam com apoio de diversos parceiros, como prefeituras, comitês de bacias hidrográficas, universidades, organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e instituições públicas.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) da ANA




Comentários