top of page

Nova diretoria assume reafirmando compromisso com saneamento Universalizado

Chapa eleita em maio dá continuidade ao trabalho realizado na gestão anterior


ree

Foto: Lara Costa


A cerimônia de posse da nova diretoria da ABES/DF, ocorrida na última quinta-feira, dia 14, foi uma reafirmação do compromisso da entidade com a luta pela universalização do saneamento básico no país.

Em seu discurso, o novo presidente, Ernani de Miranda, afirmou que o “compromisso com o saneamento universalizado”, que é o nome da chapa eleita, “é uma diretriz que norteia não apenas nossa gestão, mas nossa missão institucional pelos próximos dois anos”.

Ernani destacou alguns pontos entre os compromissos da nova direção:

  • “Defesa intransigente da prestação pública dos serviços de saneamento, reafirmando o papel essencial de instituições públicas como CAESB, SLU e Novacap, sem privatização dos serviços.

  • Atuação para a implementação plena da Lei 14.898/2024, que institui a tarifa social para os serviços de água e esgotamento sanitário. A busca ativa por famílias no CadÚnico é essencial para que esse direito das famílias de baixa renda se materialize.

  • Trata-se não somente de aplicar uma lei nacional, mas também uma resolução da ONU nº 64/292, da qual o Brasil é signatário, que considera água e saneamento como direitos humanos fundamentais. O chamado acesso econômico das famílias de baixa renda é tão necessário quanto o acesso à água propriamente dita, para assegurar este direito humano fundamental.

  • Acompanhamento da gestão dos resíduos sólidos no DF, em especial quanto à prestação dos serviços de coleta, triagem e comercialização, sobretudo os relacionados aos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, respeitando a dignidade no trabalho dos catadores e garis.


    Clique aqui para acessar o discurso na íntegra

 

Balanço positivo

O atual vice-presidente, Fuad Moura, que encabeçou a direção anterior enfatizou o trabalho feito, que culminou com a realização do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) em Brasília. “Com personalidade, encerramos a gestão com algo sutil, fruto de administração e transparência”.  Fuad Moura ressaltou outras iniciativas, como a promoção de eventos presenciais e virtuais sobre os rumos do saneamento ambiental e o estabelecimento de parcerias estratégicas em instituições. “Seguimos juntos como sempre pelo saneamento ambiental, pela universalização dos serviços, pela saúde pública e qualidade de vida da população”.



Comentários


bottom of page