Catadoras são as grandes protagonistas na abertura do CIRSOL
- sec.abesdf
- há 1 minuto
- 2 min de leitura

As catadoras foram o grande destaque na abertura da II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento, o CIRSOL, hoje, em Brasília.
Cantando “1,2,3,4, 5 mil nós defendemos a natureza do Brasil”, elas se manifestavam calorosamente sempre que as diversas falas se referiam ao trabalho que realizam. A catadora Ivanilda Gomes da Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), foi muito aplaudida quando disse que “queremos mostrar nossa beleza por trás da esteira do carrinho, com sorriso no rosto, apesar do fardo que carregamos. Somos responsáveis por 90 por cento de tudo que é reciclado no Brasil”.

Outro muito aplaudido Foi Tião, do Movimento Eu sou Catador. Ele apontou que “o grande desafio do Brasil é a inclusão socioeconômica dos catadores, que ainda vivem um cenário de escravidão em mais de 3 mil lixões. “Fechar lixões de forma humanizada é pensar nessas pessoas, contratar as cooperativas que fazem serviço público, é reconhecer o trabalho dos catadores e pagar pelos serviços prestados”.

Kátia Campos, diretora da ABES/DF, ressaltou que a renda dos catadores vêm de quatro fontes:” a primeira é a contratação das associações, a segunda, menor, vem da comercialização do material reciclável, a terceira é da logística reversa e a quarta é o pagamento pelos serviços ambientais”. Kátia, que foi responsável pela curadoria da exposição que reuniu depoimentos de 56 catadoras do Brasil e de países vizinhos (que pode ser vista no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade), disse que ficou emocionada com a seleção dos depoimentos: “elas falaram fundo no meu coração, contando suas histórias, sonhos, realidades o tudo o que elas têm a dizer para nós”.
O CIRSOL, que é patrocinado e correalizado por dezenas de entidades e instituições, entre elas a ABES, continua até sexta-feira, com uma série de palestras e debates na Faculdade Mackenzie, na 902 Sul e exposições e outros eventos no Parque da Cidade. Para saber mais clique aqui
コメント