top of page

Posse da nova Diretoria da ABES-DF: evento virtual, com convidados especiais, homenagem e música


Aconteceu na noite desta segunda-feira, 26 de julho, a solenidade de posse da nova Diretoria e Conselhos da ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental- Seção do Distrito Federal, para o biênio 2021-2023. O evento foi realizado on line, via plataforma zoom.

Sob a coordenação do Presidente Sergio Gonçalves, a abertura do evento se deu início com a fala do Primeiro Secretário, o Engenheiro Ernani Ciríaco de Miranda, que deu boas-vindas a todos e todas que prestigiaram o evento realizado. Em continuidade, o mesmo descreveu a Associação como uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1966, que reúne atualmente no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. E se organiza por intermédio de uma Direção Nacional, sediada no Rio de Janeiro, e pelas Seções Estaduais e Distrital.

No segmento foi apresentado um vídeo institucional da ABES Nacional ressaltando o próximo Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e anunciada a composição da Mesa de Honra Virtual da solenidade.

O evento contou com uma singela homenagem ao Engenheiro e servidor da FUNASA Manoel Maria Henrique Nava Júnior que participou por diversas gestões da ABES-DF e, infelizmente, faleceu no último ano. Os membros da chapa que concorreu a eleição da Diretoria deram a ela o nome de "Engenheiro Manoel Maria Henrique Nava Júnior''. Foi convidado para a homenagem a família do Nava e seu companheiro de trabalho e amigo Cícero de Paula. Um vídeo com várias fotos de Manoel de seus companheiros e amigos de trabalho também foi apresentado. Sua esposa a Sra. Denise Kruklis e filhos que estavam presentes, agradeceram a homenagem emocionante ao falecido esposo, pai, dedicado profissional e querido amigo.

Em seguida o Primeiro Secretário fez a leitura dos nomes dos empossados da Diretoria, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal e após, houve o pronunciamento das Autoridades presentes: o presidente da ABES Nacional, Alceu Bittencourt; o Presidente da Cia de Saneamento ambiental do Distrito Federal – CAESB, Pedro Cardoso Santana Filho; o Assessor especial da Presidência do Serviço de Limpeza Urbana-SLU/DF, representando o Diretor-Presidente, Guilherme de Almeida; o Diretor da Região Centro-Oeste da ABES Nacional, Marcos Helano Fernandes Montenegro; o Presidente do Clube de Engenharia de Brasília, Engenheiro Newton de Castro; o Secretário Executivo da AESBE- Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento, Antônio Costa Lima Júnior, representando o presidente da entidade; e o Secretário de Meio Ambiente da UnB – Universidade de Brasília, Prof. Pedro Zuchi, representando a Reitora.

O Presidente da ABES-DF no biênio 2019/2021 e eleito para o biênio 2021/2023, Engenheiro Sergio Antonio Gonçalves, fez a sua fala enfatizando os trabalhos realizados na gestão atual e reforçando os compromissos da Diretoria, que ora toma posse, com a defesa intransigente do saneamento como direito de todos os cidadãos e cidadãs. Destacou também os desafios no campo político institucional do setor com o advento da revisão do marco legal do saneamento, reforçando o compromisso da ABES-DF com a defesa dos prestadores públicos dos serviços de saneamento no DF, a CAESB, O SLU e a NOVACAP.

Sergio Gonçalves lamentou as milhares de mortes de brasileiros pela Covid-19, ressaltando toda garra e luta dos companheiros da engenharia sanitária do país que, como profissionais, tentam garantir o direito e melhoramento do acesso ao saneamento básico e sua universalização em solo brasileiro. Por fim, agradeceu a presença de todos e todas na solenidade de posse e também agradeceu aos associados que votaram na Chapa.

No encerramento das falas, o Presidente fez questão de um pronunciamento da Vice-Presidenta Heliana Kátia, que enfatizou a importância do acompanhamento de perto do saneamento básico no DF, mantendo a atuação da ABES-DF na defesa de um saneamento básico para todos.

Mesmo virtual, a solenidade de posse não abriu mão de um momento cultural, que contou com apresentações musicais dos companheiros de chapa Pedro, Renan e Gilberto, que encantou e divertiu a todos os presentes. Na sequência a também companheira de chapa Geraldina declamou um lindo poema de Paulo Freire.

Por: Iza de Sousa Carvalho.

bottom of page