top of page

Lançado oficialmente o 33° CBESA em Brasília

Por ABES DF | 18 de setembro de 2024




Foto: ABES DF




Em solenidade ocorrida nesta terça-feira, dia 17 de setembro, foi lançado oficialmente o 33° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) que acontecerá em Brasília de 25 a 28 de maio de 2025. O lançamento foi no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, mesmo local em que será realizado o Congresso, que ocupará área de 4 mil m².


O evento demonstrou que é grande a expectativa em relação a esta edição do CBESA, que deverá superar os números alcançado pelo evento realizado em Belo Horizonte em 2023. São esperados 5 mil congressistas e 10 mil visitantes, que irão prestigiar os mais de 50 painéis em 22 salas diferentes e cerca de 1.500 trabalhos técnico e científicos que deverão ser inscritos. Simultaneamente irá acontecer a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, a FITABES, que irá abrigar pelo menos 120 empresas expositoras nacionais e internacionais.


Ao reunir profissionais, acadêmicos, especialistas, centros de pesquisa, organizações não governamentais, consultores e estudantes de todo o país e do exterior, o CBESA se consagra como o evento mais importante do setor de saneamento, exercendo o papel de impulsionador das discussões sobre o saneamento ambiental no Brasil. A realização em Brasília acrescenta também a aproximação com o Governo Federal, ministérios e secretarias responsáveis pelas políticas públicas para se alcançar a universalização do saneamento básico no país. A discussão conjunta dos setores público e privado em todos os níveis certamente contribuirá na busca por soluções para os enormes desafios que o Brasil tem pela frente.


Expectativa



O presidente da ABES seção Distrito Federal, Fuad Moura, falou da grande expectativa que cerca o CBESA em Brasília: “Esse congresso será um marco histórico para o saneamento, em que vamos mostrar que precisamos inovar para universalizar, levando o saneamento para quem não tem, com nossa capacidade de articulação e liderança e o resultado de um trabalho de equipe”.



Luís Antônio Reis, presidente da CAESB, que irá patrocinar o evento, falou da importância da troca de conhecimento e experiências: “Nosso trabalho só acontece com a inteligência que vem das universidade, da ABES, das empresas do setor que trazem tecnologias e soluções“. O presidente da estatal garantiu, em nome do Governador Ibaneis Rocha apoio total ao CBESA: “Estaremos juntos nesse congresso de importância fundamental para o Brasil”.



Na sequência, o presidente da ABES Nacional, Marcel Sanches, destacou a construção coletiva do evento, enaltecendo “as parcerias de primeira hora na construção coletiva do CBESA”. Sanches ressaltou o momento importante que o País vive, com a aprovação do novo marco legal, que exige mais eficiência e regionalização para vencer os desafios do saneamento, que inclui a drenagem urbana, os resíduos sólidos e a proteção os recursos hídricos em tempos de mudanças climáticas. “O congresso, que reúne a pluralidade do setor, congrega tudo isso”. Marcel destacou ainda o cenário favorável ao debate e avanço das questões do saneamento com novos prefeitos eleitos em todos os municípios.



O diretor Felipe Sampaio, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) parabenizou a ABES pela realização do evento, afirmando que a ANA estará presente nas discussões, nos painéis e debates: “Queremos ajudar e participar deste Congresso que será mais grandioso do que o do ano passado em Belo Horizonte”.


Presenças



Também participaram do lançamento do 33° CBESA, o diretor da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) Vinícius Benevides, Conceição de Maria Albuquerque Alves e Alexandre Klebber Teodomiro Formiga, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Sérgio Gonçalves, secretário Executivo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), Miguel Fernández, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (CREA-RJ), Demetrius Gonçalves, da Associação Brasileira de Saneamento (Abrasan) e Carmen Petraglia, do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA).

Commentaires


bottom of page