Diretoria da ABES/DF repassando conhecimentos
- 22 de mai.
- 2 min de leitura
Dois diretores da ABES participam de seminário e dão curso sobre resíduos sólidos
A diretora da ABES/DF Kátia Campos, está ministrando um curso sobre encerramento de lixões para alunos do curso de especialização em gestão de resíduos sólidos urbanos da Universidade de Fortaleza (Unifor). Com duração de cinco noites, o curso vai até o dia 27 de maio. O conteúdo contempla informações para diagnóstico da situação dos lixões no Brasil, estudos para o processo de encerramento de lixões; experiências bem-sucedidas de encerramento de lixões e roteiro para o encerramento de lixões, como apoio para tomada de decisões.

Para Kátia, o mais importante foi demonstrar a complexidade do processo de encerramento de um lixão: “a mensagem mais relevante é ter a consciência de que o fechamento de um lixão não é só tirar o resíduo do lixão e levá-lo para um aterro sanitário, pois essa ação implica um complexo sistema de tratamento resíduos, em que é preciso identificar todo tipo de resíduo que entra, se é de grande gerador, se tem resíduo de saúde ou orgânico e dar o destino adequado para cada fração, como manda a lei. E preferencialmente dispor os rejeitos destes tratamentos em aterros regionalizados e integrar os catadores aos sistemas de coleta seletiva com contrato”, explicou ela.
Nesta mesma semana, o diretor Silvano Silvério participou do Seminário Internacional Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos, realizado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, no painel intitulado Taxa, Tarifa, Sustentabilidade Econômica e Regulação. Falando como Superintendente de Regulação em Saneamento da ANA, Silvano enfocou os desafios do setor de saneamento diante da ainda baixa cobrança da prestação do serviço e pequena adesão e implementação das normas de referência emitidas pela Ana, principalmente a que define a cobrança (NR nº1) e a que estabelece as condições gerais de prestação de serviço (NR 1).

Silvano defendeu a articulação dos tribunais de contas estaduais para que os auditores possam estabelecer o procedimento para a observância dessa normas de cobrança e também para garantir que os municípios possam instituir a entidade reguladora ou delegar a uma entidade reguladora do estado ou de outro estado.



Comentários