top of page

Alunos da Etec Jaraguá criam sistema de coleta seletiva com IA

Por CPS | 24 de janeiro de 2024





Foto: Reprodução / CPS



Uma das práticas mais importantes para a preservação do meio ambiente, limpeza urbana e bem-estar da população é a coleta seletiva de lixo. A separação de resíduos úmidos, compostos por restos de comida e rejeitos de banheiro; e secos, como papel, plástico, vidro e metal; é fundamental para evitar a contaminação do solo, rios e oceanos.


Com o objetivo de auxiliar no descarte correto de materiais, três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, localizada na zona norte da Capital, desenvolveram um sistema para melhorar a eficiência na gestão dos resíduos em estabelecimentos comerciais, refeitórios de escolas e de empresas, entre outros.


Utilizando recursos de robótica, programação e inteligência artificial, o projeto dos alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Eletrotécnica Marcos França Cordeiro de Souza, Matheus Farias de Albuquerque Carneiro e Gabriel Pires Pozzi possibilita a identificação, classificação e separação das diversas categorias de resíduos.


“O sistema consiste em um braço robótico programado para pegar os materiais descartados no lixo e os apresenta para uma câmera, que fará o reconhecimento de cada item, orientando o dispositivo na separação dos resíduos”, explica o orientador Jean Mendes. “Desta forma, é possível encaminhar o lixo seco para reciclagem e o orgânico para compostagem, por exemplo.”


O Manipulador robótico integrado ao uso de inteligência artificial para identificação e separação de resíduos orgânicos foi apresentado como trabalho de conclusão de curso (TCC) dos estudantes no final do ano passado.

Posts recentes

Ver tudo
ABES aguarda resposta às contribuições ao Plansab

Depois de sistematizar mais de trinta contribuições, enviadas à audiência pública do Plansab, realizada em setembro, sem que tenha havido quase nenhum aproveitamento, a ABES/DF não parou por aí. Novo

 
 
 

Comentários


bottom of page