Não há como fechar lixão ou fazer a coleta seletiva sem os catadores


Apresentação no Painel 2 - Inclusão produtiva de Catadores de materiais Reciclaveis, Cases do Lixão da Estrutural e das Cidades com programa da OSC Recicleiros

O painel que discutiu a inclusão produtiva dos catadores de materiais recicláveis foi destaque no segundo dia do Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, promovido pela ABES Nacional em Natal. Andrea Portugal, diretora da ABES/DF e que trabalhou no SLU/DF, foi uma das apresentadoras. Andrea apresentou o processo de fechamento do Lixão da Estrutural, demonstrando que não há como fazer fechamento de lixão ou coleta seletiva sem a inclusão de catadores. Ela ressaltou que a coleta seletiva feita por cooperativas gera rejeito de até 20%, enquanto a coleta realizada por empresas normalmente ultrapassa os 40%.


Andrea destacou a importância de parcerias para o sucesso da implantação da coleta seletiva. Uma delas é a OSC onde Andrea trabalha hoje, a Recicleiros, que faz a ponte entre prefeitura, cooperativas e empresas e garante a capacitação dos gestores públicos e cooperados por até 5 anos, de modo contínuo.


O Seminário de Natal termina amanhã, sexta-feira, com a discussão e temas relevantes para a gestão de resíduos.