top of page

Mais de 150 entidades assinam carta ao presidente Lula

Um número recorde de 158 entidades subscreveram a carta ao Presidente Lula denominada “Para onde caminha o saneamento básico no Brasil”.


Por ABES DF | 01 de novembro de 2023


Segundo Edson Aparecido Silva, secretário-executivo do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), que articulou documento, “ promovemos importante avanço na luta para corrigir o papel desempenhado pelo BNDES que continua incentivando a privatização da prestação dos serviços de saneamento básico, privilegiando o financiamento dos agentes privados que atuam neste setor, em detrimento do apoio aos prestadores públicos”.


Ele continua explicando que “a prática do BNDES contraria a principal diretriz do Presidente Lula que é o combate implacável à desigualdade, que deve se dar por meio do fortalecimento de várias políticas públicas, entre elas o abastecimento de água, a coleta e tratamento de esgotos”.


E também critica o Conselho Monetário Nacional, que “continua agindo de forma implacável com suas diretrizes de contingenciamento do crédito que sufocam os prestadores públicos, provocando ociosidade dos recursos do FGTS, preciosos para financiar parte dos investimentos necessários à universalização”.


O ONDAS propõe que as entidades que assinaram a carta aberta ao Presidente Lula se empenhem em “divulgar, propagandear, fazer conhecida e discutir nas nossas bases o texto dessa carta, usando todos os meios de comunicação e articulação ao nosso alcance para fazer o enfrentamento necessário aos liberais, presentes no governo como consequência dos acordos pela governabilidade, ao Congresso Nacional de maioria antipovo e da imprensa corporativa, porta voz do mercado”.


O ONDAS está articulando para conseguir audiência com o Presidente Lula para lhe entregar a carta em mãos e “manifestar diretamente a necessidade de correção do rumo que vem sendo trilhado pelos agentes financeiros governamentais (BNDES, CEF e CMN) no financiamento da política pública de saneamento básico”.

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page