Caroline Soares Brisola

O lugar certo para aprender e me desenvolver


  • Muito prazer em conhecer você


Inauguramos hoje mais uma seção em nosso site a Muito prazer, com o objetivo de apresentar gradualmente os associados da ABES/DF para estimular o estreitamento das relações entre todos.

Começamos hoje apresentando a advogada Caroline Soares Brisola, da Sociedade de Advogados Manesco, Ramirez, Perez, Azevedo Marques. Aliás, a decisão de filiação à ABES foi coletiva entre os integrantes da equipe especializada em saneamento básico do escritório, trazendo oito novos associados “por entendermos que a ABES é um espaço importante de criação e promoção de conhecimento no setor”, como explicou Caroline, que vocês vão conhecer melhor agora.


Bem-vinda, Caroline!


  • Por que você se filiou à ABES? Qual sua expectativa?


Espero continuar a aprender sobre o setor de saneamento básico, que é meu foco de trabalho e pesquisa. Apesar de conhecer poucos associados à ABES-DF, aqueles que conheço, como Kátia Campos, me fazem crer que é o lugar certo para aprender e me desenvolver, já que estarei cercada de pessoas extremamente comprometidas e capacitadas. Espero contribuir com a conscientização e produção de conhecimento sobre a importância da valorização de políticas públicas de saneamento básico, do controle e desenvolvimento democrático das cidades e de uma relação menos exploratória entre o homem e o meio ambiente.


  • Qual é sua atividade atual e principal envolvimento no setor de engenharia sanitária?


Sou advogada e atuo na área de saneamento básico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados. Além disso, sou associada ao ONDAS (Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento) e pesquisadora da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama com foco em políticas públicas para a população em situação de rua. O envolvimento com engenharia sanitária vem do desenvolvimento de projetos de regulação em saneamento básico, sobretudo de manejo de resíduos sólidos urbanos. No aspecto acadêmico, tenho estudado a relação entre a prestação dos serviços públicos de saneamento básico e a saúde de populações em situação de vulnerabilidade.


  • Queremos te conhecer de outra forma: Qual livro você está lendo atualmente?


Novos estudos sobre Serviços Públicos essenciais – Pedro Falcão


  • O que você sugere que devemos divulgar para atrair potenciais associados?


A possibilidade de contribuir com compartilhamento de conhecimentos no setor, participação em eventos e congressos e o engajamento social dos associados.


  • Qual tema você gostaria de ver discutido pela ABES no DF?


Ecologia política, urbanização e exclusão, planejamento e gestão do território, banheiros públicos, o engajamento de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.


Caroline Soares Brisola