top of page

Volume de esgoto não tratado por dia no Brasil é de 5 mil piscinas olímpicas, diz estudo

Por Brasil de Fato| 04 de dezembro de 2023


Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/EBC


O levantamento A vida sem saneamento: para quem falta e onde mora essa população?, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, mostra que 22 milhões de moradias brasileiras não possuem coleta de esgoto, e um milhão não possuem banheiro. 


Para comentar os dados e as possíveis soluções para esse cenário, o programa Central do Brasil desta segunda-feira (4) conversou com André Machado, coordenador de relações institucionais do Trata Brasil.


O pesquisador ressaltou que 46% das moradias brasileiras – quase 34 milhões – sofrem com algum tipo de privação relacionada ao saneamento. "A gente pode dizer que a população que convive com algum tipo de privação mora nas regiões Norte e Nordeste, em grande parte são pessoas jovens, com até 20 anos, são famílias com muitas crianças e os pais são pessoas de baixa idade. Essa família se autodeclara preta ou parda, são pessoas simples sem muita instrução formal, uma população muito pobre ela ganha menos de R$ 2,4 mil por mês, às vezes até bem menos do que isso", explicou.






bottom of page