Segundo dia do 33º CBESA e FITABES 2025 avança em debates sobre políticas públicas, tecnologias acessíveis e financiamento para universalizar o saneamento
- ABES Nacional
- 27 de mai.
- 2 min de leitura
Por ABES| 27 de maio de 2025
O segundo dia do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) e da FITABES 2025 aprofundou as discussões sobre como levar água, esgoto e gestão de resíduos a áreas irregulares e comunidades rurais, com foco em políticas públicas, financiamento e tecnologias disruptivas. Autoridades, especialistas e empresas apresentaram soluções para favelas e pequenos municípios, reforçando o tema central do evento: “Saneamento para quem não tem: inovar para universalizar”.
Ministro das Cidades e desafios regionais
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, abriu o dia com uma palestra magna na qual destacou metas do governo federal para reduzir desigualdades no saneamento, defendeu a união entre setor público e privado para universalizar o saneamento e reforçou que não se pode admitir prorrogações da meta, pois “as pessoas não podem viver mais anos sem condições básicas”.
A sequência de apresentações dos painéis temáticos foi iniciada nos auditórios logo após a fala do ministro, trazendo temas como drenagem e manejo de águas pluviais urbanas; reúso de água; gestão eficiente e inovação; aspectos sobre cobrança, redes de monitoramento dos recursos hídricos e sistemas condominiais.
Enquanto um dos painéis discutiu soluções baseadas na natureza, outro trouxe o debate sobre a tecnologia de drones para mapear comunidades, mostrando a diversidade temática e abrangência das discussões do Congresso.
Na parte da tarde, os painéis prosseguiram, com temas como o papel da comunicação na universalização do saneamento; tarifa social e impactos da reforma tributária para o setor; resultados e indicadores de atendimento; gestão de crises climáticas; instrumentos de gestão; saneamento integrado; agenda regulatória, financiamentos e investimentos; tecnologia de ponta para crise hídrica; agenda ESG, redução de perdas, transição energética e educação ambiental.
O embaixador dos Países Baixos, André Driessen, foi recebido por Marcel Sanches, presidente nacional da ABES, para o evento Orange Dialogues – Solving Global Challenges Together, no Espaço Startup. Ambos destacaram a importância da construção de pontes e diálogos entre países e stakeholders do setor.
Para fechar o dia, os congressistas seguiram para uma comemoração que apresentou a cidade que será a próxima sede do Congresso, em 2027: João Pessoa, na Paraíba.
コメント