top of page

Saneamento básico, sustentabilidade e meio ambiente: desafios do século XXI

Por ICL Notícias |23 de julho de 2024




Foto: Reprodução




O saneamento básico pode passar longe da pauta de muitos debates eleitorais, mas é algo que faz parte de diversos aspectos da nossa vida cotidiana. Da água que consumimos ao manejo e à drenagem das águas pluviais, tudo está relacionado à Lei 11.445 de 2007, conhecida como Lei do Saneamento Básico, que contém as diretrizes nacionais.


Esse é considerado um serviço essencial pela Constituição Brasileira e deve ser assegurado para todos os cidadãos. Mas, na prática, não é bem assim. Muito além de coleta de lixo ou tratamento de esgoto, o saneamento básico é um dos maiores e mais complexos desafios ambientais e sociais do século XXI. E não apenas para o Brasil — esse tema precisa estar na pauta dos debates sobre globalização e meio ambiente.


O Brasil já avançou muito nos últimos anos, é verdade, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para melhorar os cenários de sustentabilidade e meio ambiente.


Antes de concretizarmos o acesso universal e de qualidade a todos os serviços de saneamento básico, precisamos superar barreiras raciais, econômicas e geográficas, afinal, no país com dimensões continentais que foi o último do continente a abolir a escravidão, esse trabalho mistura bem-estar social com reparação histórica e decolonização.


Comments


bottom of page