Por Jornal de Brasília| 19 de dezembro de 2023
Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Segundo informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), os reservatórios que abastecem o DF estão com os níveis abaixo dos números de referência de dezembro. O volume de chuva esperado para os últimos meses do ano não foi atingido e os dois principais sistemas de abastecimento estão, hoje, trabalhando com o volume útil abaixo da média.
O reservatório do Descoberto, por exemplo, deveria estar com 70% do volume útil, mas, atualmente, trabalha com apenas 47,5% da capacidade. Já Santa Maria, que, em dezembro, deveria ter 55% de volume útil, hoje está com 41,2%. De acordo com o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luís Antônio Almeida Reis, tais números estão associados ao fenômeno El Niño, que teve uma intensidade mais forte esse ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ano de 2023, além das poucas chuvas, também foi marcado por recordes de calor.
Leia mais em https://jornaldebrasilia.com.br/brasilia/reservatorios-do-df-estao-com-niveis-abaixo-do-esperado-para-dezembro/
Comments