top of page

Resíduos plásticos globais podem dobrar até 2050

Por EcoDebate |16 de novembro de 2024




Foto: Reprodução / Martine Perret / ONU Meio Ambiente

Sem intervenção, o desperdício global de plástico pode dobrar até 2050, prevê um novo estudo.

No entanto, de acordo com as simulações dos autores do estudo, uma mistura de intervenções políticas poderia reduzir o desperdício de plástico em mais de 90% e poderia reduzir as emissões relacionadas aos plásticos em um terço.


Com as negociações do tratado da ONU em andamento, essas descobertas fornecem um plano crucial para enfrentar a crise do plástico. A produção de plástico aumentou incansavelmente por décadas, levando à crescente geração de resíduos plásticos e à má gestão ambiental.


Conforme o plástico se degrada, ele se fragmenta em micro e nanoplásticos, que prejudicam os ecossistemas globalmente – do Ártico aos habitats oceânicos profundos – e representam riscos significativos para a saúde, incluindo riscos aumentados de câncer, doenças cardiovasculares e problemas reprodutivos.


O ciclo de vida do plástico também intensifica as mudanças climáticas por meio das emissões da extração, produção e processamento de resíduos de petróleo e gás. A carga de resíduos plásticos no Sul Global e a frequência de instalações plásticas situadas perto de comunidades marginalizadas provocaram preocupações urgentes de justiça ambiental.

Comments


bottom of page