Quarta edição do talkshow foi um êxito
- ABES DF
- 10 de jun.
- 3 min de leitura
Por ABES DF| 10 de junho de 2025

Lucely Gonçalves (*)
A 4ª edição do Talk show foi realizada com pleno êxito, em nome do Instituto IGAS agradeço a toda a equipe diretamente envolvida na organização, superando obstáculos e garantindo o sucesso do evento.
Com o Tema Resíduos Sólidos e a mudança climática, esta edição teve como anfitriã a Conselheira do Instituto IGAS, RAFAELA TAVARES, Advogada e Cientista Política, com vasta experiência em relações governamentais nos setores público e privado, atualmente é gerente de Relações Governamentais na Seta Public Affairs.

Como palestrantes:
1. Eduardo Rocha - Diretor do Departamento de Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. MMA
2. Alexandre Motta – Presidente da FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE- FUNASA
O evento começou às 19 horas, um bate papo técnico e descontraído, com leveza e profundidade sobre o tema proposto, interações relevantes entre mediadora, palestrantes e participantes. Os temas foram abordados com bastante riqueza de conhecimentos de cada convidados, cada um discorreu sobre aspectos relevantes sobre os resíduos sólidos urbanos e zonas rurais os desafios, destacaram os principais programas de suas pastas, suas expectativas e fizeram uma conexão com a realização da COP 30 a ser realizada em Belém/PA em 2025. Nossos talkshow são transmitido ao vivo e estão disponíveis no canal da AESBE no Youtube.
Os representantes das Instituições organizadoras: Clube de Engenharia - Engº David; AESBE – Engº Sergio Antonio Gonçalves, ABES DF – Eng. Fuad Braga, falaram sobre e empenho e dedicação para a realização do Talk show, projeto proposto pelo Eng. Sergio Gonçalves e prontamente acolhido pelo Clube de Engenharia e engajamento imediato do Instituto IGAS e ABES DF. O Presidente da ABES DF, fez uma brilhante explanação sobre a realização exitosa do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizada neste mês de maio em Brasília/DF.
Ao encerrar o evento a Conselheira do IGAS Rafaela comentou:
“Hoje tivemos a oportunidade de refletir sobre temas que, mais do que urgentes, são estruturantes para o futuro do Brasil: saneamento, gestão de resíduos sólidos, preservação dos solos e enfrentamento às mudanças climáticas.
Esses desafios não podem ser vistos de forma isolada. Eles se entrelaçam com a nossa saúde, com a qualidade da água que bebemos, com o alimento que chega à nossa mesa, com o equilíbrio do clima e, sobretudo, com a dignidade humana.
O que vimos aqui é que existem caminhos — técnicos, viáveis e transformadores — sendo trilhados por líderes públicos e pela sociedade. Caminhos que exigem visão, parceria e coragem.
Que a conversa de hoje nos inspire a seguir adiante: construindo soluções, integrando políticas e, acima de tudo, agindo com o senso de urgência que o nosso tempo pede.
Muito obrigada a todos que estiveram conosco — e que sigamos juntos na construção de um Brasil mais justo, mais sustentável e mais resiliente.”
⸻
Por fim:
“O futuro que queremos começa agora — e ele se constrói com responsabilidade ambiental, justiça social e compromisso coletivo.”
A seguir fez os agradecimentos a todos os presentes e encerrou o evento. E após o encerramento a conversa informal se estendeu até cerca de 21horas.
Nossos agradecimentos especiais a distinta presença dos Representantes das Instituições organizadoras: Clube de Engenharia - Engº David; AESBE – Engº Sergio Antonio Gonçalves, ABES DF – Eng. Fuad Braga.

E para conhecimento dos participantes interessados:
MINI BIOS
Anfitriã:
Rafaela Ribeiro Tavares - Membro do Conselho de Administração do Instituto IGAS. Advogada e Cientista Política, vasta experiência em relações governamentais nos setores público e privado, bem como na articulação institucional entre entidades e sindicatos nas áreas de educação e tecnologia. Desde 2023, é gerente de Relações Governamentais na Seta Public Affairs. Membro do Conselho de Administração do Instituto IGAS.
Palestrantes:
1* Eduardo Rocha Dias Santos - Doutor em Gestão e Tratamento de Resíduos pela Universidade do Minho em Portugal, engenheiro ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Saneamento/USP e especialista MBA em Planejamento Governamental/FGV. Analista de Infraestrutura, servidor público desde 2008, trabalhou como Coordenador Geral de Engenharia em Saúde Pública na Funasa, Coordenador de Concessões do Saneamento no Ministério das Cidades e Gerente de Projeto de Resíduos Sólidos Urbanos no Ministério do Meio Ambiente.
2* Alexandre Motta – Presidente da FUNASA. Economista com mestrado em desenvolvimento econômico pela Unicamp (Universidade de Campinas). Atuou como gestor em diversas esferas de governo. Em nível federal em 2011 foi subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Fazenda, foi Secretário de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2004 e 2005); Antes de assumir a Funasa, foi diretor de programas em Compras e Contratações Públicas, na Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
(*) Diretora executiva do Instituto IGAS e associada da ABES/DF.
Comments