Plataforma Todos pelo Saneamento mobiliza setor para a COP30 e Vila das Águas
- ABES DF
- 28 de mai.
- 2 min de leitura
Por ABES| 28 de maio de 2025
Em um momento em que o mundo volta seus olhos para o Brasil, sede da COP30, o saneamento assume um papel estratégico na construção de um futuro justo, resiliente e com água boa para todos. Para unir o setor em torno dessa missão, a ABES lançou na segunda-feira (26), durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária, em Brasília, a plataforma Todos pelo Saneamento – um espaço colaborativo que vai integrar entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil à agenda climática global.
“Sozinhos, avançamos. Juntos, transformamos”, afirma a mensagem convocatória da plataforma, que nasce da união de entidades líderes da área do saneamento. Junto com a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), firmaram compromisso com a iniciativa outras dez instituições que representam a diversidade e a força de um setor fundamental para o desenvolvimento do país:
ABCON SINDCON (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto),
AESBE (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento),
ASSEMAE (Associação Nacional dos Servidores Municipais de Saneamento),
CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal),
Instituto Trata Brasil,
Funasa (Fundação Nacional de Saúde),
Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)
Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A),
Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).
Saneago (Saneamento de Goiás S.A.)
A iniciativa está aberta à adesão de outros stakeholders setoriais para unificar o calendário de eventos e mobilizações setoriais, multiplicar boas práticas e compromissos e atuar como um canal de articulação com reguladores e formuladores de políticas públicas.
Sua missão mais urgente, no entanto, é servir de repositório de manifestos e posicionamentos que ajudarão a levar a voz do saneamento brasileiro à COP30 e a
compor uma proposta sólida, baseada no acesso universal à água e na justiça ambiental, criando alianças que possam deixar um legado de cooperação e transformação para o país.
A nova plataforma também terá como metas dar visibilidade a compromissos, consolidar posicionamentos, valorizar boas práticas e articular soluções concretas no enfrentamento às mudanças climáticas. Seu lançamento marca o início de uma mobilização rumo à Vila das Águas, um espaço de diálogo e ação durante a COP30, onde a água será celebrada e defendida como bem essencial à vida e à justiça social.
“Queremos estimular o trabalho em rede entre entidades, fornecedores e prestadores de serviço do setor, além das três esferas de governo, para que o tema da água seja debatido em alto nível durante a Conferência Internacional do Clima”, afirmou Marcel Sanches, presidente nacional da ABES.
A plataforma pode ser acessada em: Plataforma Todos pelo Saneamento: Construindo um legado na COP 30
Comments