top of page

Gestão de perdas na pauta da CAESB e da ABES

Por ABES DF | 23 de setembro de 2024


A CAESB realizou nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da sede da empresa, o seminário Gestão de Perdas 2024″, com o tema “Conhecimento, Ação e Sustentabilidade” para debater o problema das perdas de água e encontrar alternativas para detectar vazamentos, que impactam o valor das tarifas.


A integração de tecnologia, processos e pessoas em um sistema unificado foi uma das soluções apresentadas para reduzir as perdas e promover a sustentabilidade e a eficiência nos serviços, garantindo o menor custo para os usuários. Também foi destacada a importância da eficiência operacional e da gestão das perdas de água das operadoras de abastecimento, sejam públicas ou privadas, como forma de reduzir os impactos negativos econômicos, sociais e ambientais provocados pelas perdas de água.


A CAESB apresentou os resultados obtidos no período de 2021 a 2023, com a criação da Gerência de Gestão de Perdas, que levou à economia de água potável suficiente para abastecer uma cidade do porte do Sol Nascente, com 100 mil habitantes, pelo período de um ano. Tal economia foi resultado de uma série de medidas, entre elas a substituição de 110 mil hidrômetros e o aumento da fiscalização, com 13 mil vistorias realizadas para coibir fraudes e ligações clandestinas na rede da empresa.


Voltado para profissionais e estudantes da área do setor de saneamento, o seminário fez parte das atividades da Câmara Temática de Gestão de Perdas da ABES Nacional, com a presença do coordenador Marcelo Depexe, e da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional da AESBE, com a presença de seu secretário, Alexandre Gomes, da Saneago, e do secretário executivo da AESBE, Sérgio Gonçalves.



Na mesa de abertura do evento a CAESB foi representada pelo presidente Luís Antônio Almeida Reis, pelo diretor de Operação e Manutenção, Walter Lúcio dos Santos Barros e pelo superintendente de Gestão Operacional Cristiano Gouveia. Pela ABES/DF, o presidente Fuad Moura e pela ABES Nacional, o diretor tesoureiro Luiz Pladevall, representando o presidente Marcel Sanches. Crédito Fotos: Marcos Peixoto (Caesb)

Comments


bottom of page