top of page

Fuad destaca prioridades da nova gestão

Atualizado: 19 de out. de 2023

Na cerimônia de posse da nova diretoria da ABES, o presidente Fuad Moura sintetizou as prioridades da nova gestão.


Fortalecer a representatividade da ABES/DF nos conselhos e fóruns do DF ligados ao saneamento;


Promover fóruns e eventos locais e nacionais para discutir os rumos do saneamento no DF;


Fortalecer parcerias já estabelecidas e firmar novas, em especial com o setor acadêmico;


Acompanhamento e posicionamento quanto às políticas públicas de saneamento;


Planejar, estruturar e promover o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – a FITABES, que ocorrerá em Brasília, em 2025.



Leia abaixo a íntegra do discurso


"Senhoras e senhores,


Sejam muito bem-vindas e bem-vindos a esta cerimônia de posse. Saúdo a todas as autoridades aqui presentes, bem como os associados da ABES e demais convidados especiais.


Agradeço a confiança depositada em mim para assumir a presidência da ABES-DF. É uma honra representar, na seção da Capital Federal, uma entidade tão importante para o setor de saneamento. Em nome do meu parceiro e vice-presidente da Abes-DF, Ernani Ciríaco de Miranda, saúdo e agradeço a todos os membros da Diretoria para o biênio 2023-2025.


A ABES-DF tem um papel fundamental na promoção dos avanços dos serviços de saneamento no Distrito Federal e é por meio da nossa atuação que podemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável do nosso território.


Nesses próximos dois anos, trabalharemos para fortalecer a representatividade da ABES-DF nos conselhos do Distrito Federal, que são espaços de tomadas de decisão importantes para a evolução do setor.


Nossa proposta é também promover fóruns e eventos locais e nacionais para discutir os rumos do saneamento no DF, criando um espaço de debate e troca de experiências entre os diversos atores do setor. Isso acarreta fortalecer parceiras já estabelecidas com associações e entidades importantes para o setor, como é o caso da Aesbe, Assemae, Abar, Crea-DF, entre outras.


Além disso, também vamos firmar parcerias com o setor acadêmico para promover a capacitação do setor de saneamento. O conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do setor e queremos contribuir para a formação de profissionais qualificados e promover cada vez mais a especialização dos nossos associados.


Dentro do setor acadêmico, também vamos incentivar e contribuir com estudos e trabalhos que estão em produção no setor, por diversas frentes, para que possamos mapear a cobertura dos serviços e identificar a população que não está contemplada com os serviços de saneamento. Pois, é um interesse da Abes-DF saber quem está de fora da cobertura no Distrito Federal e auxiliar na criação de políticas públicas para que passem a receber.


Acompanharemos e nos posicionaremos quanto às políticas públicas de saneamento, especialmente em relação às revisões da nova legislação. Sem dúvida, vamos continuar contribuindo para a construção de vias que garantam à universalização dos serviços de saneamento. E quando falamos em universalizar, estamos incluindo a população que vive nas áreas rurais, rurais dispersas e periféricas.


O setor de saneamento necessita de um equilíbrio harmonioso entre eficiência e justiça, entre a busca por inovação e a preservação das tradições que nos sustentam. Paralelamente, devemos honrar a singularidade e a integridade de cada instituição. Essa é a nossa responsabilidade e o compromisso que firmamos com o avanço do setor de saneamento em todo o país.


Iniciamos a gestão com a grande missão de planejar, estruturar e promover o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – a FITABES, que ocorrerá em Brasília, em 2025. O Congresso da ABES é o maior evento do setor de saneamento do Brasil e queremos fazer dele um evento memorável para o Distrito Federal.


Finalizo agradecendo à Kátia Campos, pelo incrível trabalho realizado na presidência da Abes-DF até o momento. É uma honra e uma missão suceder sua gestão executada com tamanha destreza e qualidade.


Agradeço novamente a confiança de todas e todos. Juntos, vamos construir um futuro melhor para o saneamento básico do Distrito Federal!"

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page