top of page

Estudo analisa impacto da expansão do saneamento básico no desenvolvimento socioeconômico brasileiro

Por FGV | 02 de julho de 2024




Foto: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil




A dissertação de Mestrado Profissional em Economia e Finanças (MFEE) da FGV EPGE, realizada pela ex-aluna, Clleo Gonçalves da Silva Pires e elaborada no contexto das mudanças introduzidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico, examina a evolução histórica e legislativa do saneamento no país, destacando a importância de serviços eficientes de abastecimento de água e esgotamento sanitário.


O estudo dimensiona, usando de dados históricos e atuais, uma lacuna na cobertura de saneamento básico que afeta não apenas a saúde da população, mas também o desenvolvimento econômico. A pesquisa enfatiza que investimentos adequados no setor poderiam gerar retornos econômicos relevantes, corroborando essa tese com evidências de estudos nacionais e internacionais.


Utilizando modelos de regressão linear múltipla, a pesquisa fornece estimativas sobre os benefícios potenciais da expansão dos serviços de saneamento, proporcionando dimensionar os ganhos socioeconômicos envolvidos. Para tanto, a pesquisadora foca em discutir os impactos sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), além de abordar a incidência de doenças relacionadas à falta de saneamento. Leia a matéria completa: https://portal.fgv.br/noticias/estudo-analisa-impacto-expansao-saneamento-basico-desenvolvimento-socioeconomico-brasileiro

留言


bottom of page