top of page

Convites para Prêmio Jovem da Água de Estocolmo estão disponíveis

Por ABES DF | 31 de maio de 2024


O Programa de Jovens Profissionais do Saneamento da ABES e o Stockholm Junior Water Prize (SJWP) realizam no próximo dia 3 de junho a cerimônia de premiação da etapa brasileira, no Centro Cultural Banco do Brasil.


Neste dia será anunciado o(a) estudante que representará o Brasil na disputa mundial pelo "Nobel da Ciência Jovem". O evento, que começa às 13 horas, terá programação cultural e diálogos técnicos entre lideranças, entusiastas, estudiosos e a sociedade civil, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática, as mudanças climáticas nas cidades e o papel dos espaços de visibilidade, empoderamento e incentivo aos jovens através da ciência e inovação.


O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo é uma iniciativa amplamente reconhecida que incentiva jovens talentos com idades entre 15 e 20 anos a desenvolver projetos escolares com potencial para abordar desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade. O Prêmio é organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997 e conta com a Princesa Victoria da Suécia como Patrona. Atualmente, o SJWP envolve a participação de 40 países, incluindo o Brasil, que se juntou à competição em 2017 e agora realiza sua oitava edição. O prêmio é um potente canal de comunicação para que jovens apresentem suas ideias, projetos e pesquisas, contribuindo para a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Os participantes são encorajados na abordagem de questões como acesso à água potável, saneamento, conservação ambiental e adaptação às mudanças climáticas.


Programação:


O credenciamento começa às 13h, seguido de Visitação ao Expresso Ambiental Caesb, um ônibus com uma maquete de 6 metros onde é possível apreciar o Ciclo do Saneamento, desde a captação de água no manancial até a devolução do efluente tratado no corpo hídrico.


Estão programados dois painéis: Lideranças para o Futuro: com início previsto para 14h, O papel dos espaços de visibilidade e incentivo aos jovens através da ciência e inovação. E às 16 h, Painel ODS na prática e os Desafios para o enfrentamento das mudanças climáticas.


Haverá ainda duas rodadas de entrevistas com os finalistas da edição 2024 do SJWP. Às 14h20, com Felipe Carvalho Silva, autor do projeto "Alimpar: sistema de tratamento da água de cisterna por radiação ultravioleta usando energia fotovoltaica", e aluno do IFCE - Campus Acaraú, Ceará. Manoel José Nunes Neto, autor do Projeto “Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo”, aluno do Colégio São Francisco de Sales Diocesano, Piauí. Na segunda rodada, serão entrevistados Felipe de Morais Pinheiro, autor do Projeto "Carvoamendo: síntese de carvão ativado a partir de casca de amendoim para a adsorção do corante azul de metileno", aluno da Etec Irmã Agostina, São Paulo; Lucas Cavalcante Silva, autor do projeto “TAMM: Filtro mineral de baixo custo, para o tratamento de água, feito a partir do reaproveitamento dos rejeitos do granito ocre da indústria de rochas ornamentais”, aluno da Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Rodrigues de Oliveira, Ceará; Maria Clara Duvoisin e Maria Clara Bogo dos Santos, autoras do projeto "Avaliação de um sistema e método de estação compacta para tratamento de esgotos: tecnologia eletropurificadora de efluentes, através da armadilha de elétrons", e alunas do Colégio Bom Jesus Itajaí, Santa Catarina.


A solenidade de premiação está prevista para 17h30min, seguida de coquetel de confraternização.


Os ingressos podem ser obtidos no link abaixo:

Comments


bottom of page