top of page

Após instalação de novo sistema de bombeamento, água da transposição já chegou ao Ceará

Localizada em Salgueiro (PE), Estação de Bombeamento 3 estava paralisada desde outubro do ano passado. Em breve, águas do São Francisco também vão abastecer reservatórios na Paraíba


27/07/2023




Brasília (DF) – Menos de 15 dias após o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entregar um novo sistema para a Estação de Bombeamento 3 (EBI-03), localizada em Salgueiro (PE), as águas do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco já chegaram ao Ceará e, em breve, também abastecerão reservatórios no estado da Paraíba.

Com a volta do bombeamento da EBI-03, ocorrida no último dia 13, foram restabelecidos o nivelamento de água do reservatório de Negreiros, em Pernambuco, e depois o de Milagres e o de Jati, ambos no estado do Ceará.

“Por determinação do presidente Lula, nós trabalhamos intensamente neste semestre para que a estação voltasse a contribuir com a transposição do Rio São Francisco, seguindo seu curso de levar água tratada a todas as pessoas na região”, ressalta o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. “Estamos muito felizes em ver que as águas do Velho Chico já chegaram novamente ao Ceará e, muito em breve, também estarão na Paraíba”, completou.

A EBI-03 integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e estava paralisada desde outubro de 2022, em razão de problemas técnicos decorrentes da falta de reparos e de manutenção do sistema e em função de vibração excessiva de suas motobombas, que ocasionou desgaste nos rolamentos. As peças de reposição necessárias para o serviço de reconstituição do sistema de bombeamento chegaram em maio deste ano. Os investimentos para conserto e manutenção da motobomba chegaram a R$ 2,2 milhões.


bottom of page