Por Brasil de Fato | 25 de setembro de 2024
Foto: Reprodução / Agência Brasil / Paulo de Pinto
Por óbvio, nos grandes conglomerados midiáticos do Brasil, a máxima publicitária por vezes segue: quem paga a banda escolhe a música.
Quando se liga a TV, por exemplo, os grandes telejornais públicos têm uma abordagem padrão sobre saneamaento: palafitas, ruas de terra com esgoto escorrendo, crianças aos lados das ruas e muito lixo - geralmente, esta mesma mídia, sempre procura como referência Think Tanks famosos pelo pensamento “liberal” (privatista) com relação ao saneamento. Como é o caso do Trata Brasil ou mesmo a Abcon Sindcon - conglomerado conhecido por ser um repositório de defesa de interesses privados no Brasil.
O lobby das empresas privadas - que muitas das vezes são anunciantes nesses meios midiáticos – é grande. E o que a população merece é uma perspectiva mais ampla sobre esses assuntos, com uma cobertura menos enviesadas. As mídias comerciais sempre defendem as mesmas teses privatistas. Falta visões acadêmicas, de pesquisadores, estudos científicos ou mesmo outros think tanks com visões contrárias abordagem majoritária de privatizações. Leia a matéria completa: https://www.brasildefatomg.com.br/2024/09/25/a-midia-brasileira-precisa-aprender-a-abordar-sobre-saneamento
hi